Natureza e oferta de serviços privilegiam imóveis na Ilha do Governador
sexta-feira, 16 de novembro de 2012Todos os dias, milhares de pessoas de várias partes do mundo passam pela Ilha do Governador, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Com 36 quilômetros quadrados, essa região abriga 14 bairros no lado ocidental do interior da Baía de Guanabara, sendo um deles o Galeão, onde fica o Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim, o segundo mais movimentado do país. Com aproximadamente 250 mil habitantes, essa área, que no passado era um só bairro, hoje concentra o maior poder aquisitivo da ZN da cidade carioca.
A natureza é o ponto alto da Ilha, que tem reservas naturais de Mata Atlântica dentro da área da Aeronáutica, no Galeão, e da Marinha, nos bairros Jardim Guanabara, Bancários, Freguesia e Bananal, além da preservação de um importante ecossistema de manguezal no Jequiá. Os imóveis na Ilha do Governador seguem a tendência de valorização que o Rio de Janeiro tem testemunhado nos últimos anos.
Dados do Sindicato da Habitação do Rio de Janeiro (Secovi-Rio) mostram que investir em imóveis no Rio, em 2011, foi um bom negócio. A boa fase do mercado imobiliário se reflete na prática nos preços dos aluguéis– a Ilha do Governador registrou alta de 65,7%, na frente do Méier (52,9%) e do Jardim Botânico (46,8%).
A valorização deve seguir nesse ritmo em função de muitos projetos previstos para a região, principalmente, dirigidos à Praia da Bica, uma das mais importantes e históricas da Ilha – ela tem esse nome por causa de uma fonte em que o príncipe D. Pedro (mais tarde D. Pedro I) costumava tomar banho. Outros bairros que estão no escopo do Programa Sena Limpa são Ipanema, bairro do Leblon, São Conrado, Leme e Urca, na Zona Sul do Rio de Janeiro.
Por ali, onde já moraramfiguras ilustres como o radialista e apresentador de TV Chacrinha e a família Gonzaga,concentra-se todo tipo de serviço em seus diferentes bairros: em Cocotá, o forte é o comércio; mas reúneainda construções históricas como a antiga Estação de Bondes de Santa Cruz, a Biblioteca Regional, o Parque Manoel Bandeira e a Paróquia de São Sebastião. Em Ribeira está a mais importante feira livre da Ilha, enquanto na Freguesia fica a Igreja da Matriz, tombada em 1938. Já em Moneró, o lazer é mais valorizado, com corredor esportivo – fator que ajuda a atrair novos moradores para a região.
Mais notícias sobre Ilha do Governador:
- Homens armados assaltam motoristas na Ilha do Governador
- Voos de três companhias mudam de terminal para obras no Galeão na Ilha do Governador
- A Equipe do Encontra Ilha do Governador deseja a todos os leitores Feliz Natal
- Homens são presos com carro roubado na Ilha do Governador
- Turista ucraniano é encontrado de cueca vagando pelo elevado da Perimetral na Ilha do Governador