Operação retira veículos piratas das ruas da Ilha do Governador
quarta-feira, 13 de março de 2013A operação Transporte Legal, realizada na manhã desta segunda-feira (11), recomeçou por volta das 20h e foi encerrada às 01h30 da madrugada desta terça-feira (12). Comandada pela Coordenadoria Especial de Transporte Complementar, a ação retirou, com o apoio da CET-Rio e do Departamento de Transportes Rodoviários (Detro), 73 veículos piratas das ruas da cidade do Rio de Janeiro. Kombis, vans e ônibus foram apreendidos por blitzes no Centro do Rio de Janeiro, Zona Sul do Rio de Janeiro, Ilha do Governador, Bonsucesso, Avenida Brasil e bairro de Santa Cruz.
Segundo a reportagem , após pagarem as multas, os motoristas poderão pegar o veículo de volta. Cerca de seis mil vans piratas circulam pelo Rio, de acordo com a coordenadoria.
Imagens
Ainda de acordo com a reportagem desta terça-feira (12), um homem foi flagrado dando informações através do telefone sobre os locais das blitzes e o número de reboques. Ele contou que trabalha com vans e que não é toda a sua frota que tem autorização para rodar.
“90% da minha frota é legal, não tem problema nenhum, não”, afirmou. A operação, que começou às 5h desta segunda-feira (11) e terminou no começo da tarde desta segunda, recomeçou por volta de 20h no Centro de Santa Cruz.
O delegado Claudio Ferraz, responsável pela Coordenadoria Especial de Transporte Público Local, afirmou que encaminhará para a delegacia quem der informações sobre os locais das as blitzes com a intenção de burlar a fiscalização.
“Essa conduta não é uma conduta que me surpreenda. Faz parte do tipo de ação que está sendo empreendido e será encaminhado para a delegacia para tomada das providências legais considerando o prejuízo que essa conduta traz ao nosso trabalho”, declarou.
Ferraz afirmou ainda que a Polícia Civil analisa a possibilidade de responsabilizar criminalmente quem não tem autorização para circular.
“O veículo, dependendo da infração, existe uma gradação de multas que vai incidir. Nós vamos encaminhar para a Polícia Civil, que está analisando a possibilidade responsabilização criminal pra quem não tem autorização para circular, por esse exercício irregular de profissão. Nós vamos comunicar à Polícia Civil, que fará a analise da efetiva adequação penal”, declarou Ferraz.
Passageiros de ônibus pirata passam por transtorno
Além de vans, a Operação Transporte Legal também fiscalizou a atuação de ônibus piratas e irregulares. Passageiros de um ônibus que vinha de Queimados e tinha como destino os bairros Leblon e Copacabana, na Zona Sul do Rio, passaram por transtornos.
Uma doméstica de 56 anos, que vinha de Nova Iguaçu, disse que não sabia que a documentação poderia estar irregular e que pagou R$ 8 pela passagem, porém, afirmou que o caminho que faz para ir ao trabalho em Copacabana necessitaria de duas conduções, caso não optasse por esse transporte.
” Agora vou ter que pegar outro ônibus, pagar outra passagem. Esses ônibus são muito bons pra gente porque não tem ônibus direto pra gente, tem que descer na Central e pegar outro ônibus. Nunca aconteceu da gente ser parado”, lamentou a doméstica.
Além da documentação e veículos irregulares, segundo Cláudio Ferraz, a Operação Transporte Legal fiscalizará também a cobrança abusiva dos ônibus. O desrespeito às gratuidades também será alvo da fiscalização.
O delegado falou ainda sobre uma parceria com a Polícia Civil e com a Secretaria de Segurança na investigação sobre a atuação da milícia nos transportes das vans.
“Isso tudo será alvo da abordagem da fiscalização. Essas milícias funcionam extorquindo suas fontes de renda, explorando esses trabalhadores e a Secretaria de Segurança e Polícia Civil já vêm fazendo um trabalho contra esses grupos”, afirmou.
Operação
Ferraz falou ainda que a operação contou com 200 homens na manhã desta segunda-feira e com cerca de 50 reboques. “Nós fizemos uma operação muito grande, começamos 5h da manhã articulando recursos do Detro, Policia Militar, Civil e Secretaria de Segurança do bairro da Ilha do Governador. Não temos ainda um número de veículos apreendidos e multados, mas nós nos concentramos no Centro, Zona Sul, além de Bonsucesso, Ilha do Governador e Avenida Brasil”, declarou.
Licitação
O delegado informou também que os transportes multados ou apreendidos na operação não sofrerá impacto na licitação que já está em andamento para fazer parte do transporte complementar.
“A licitação está em andamento, evoluindo para sistema de transporte publico local, pode impactar futuramente nas inscrições, mas quem já se habilitou, mesmo sendo infracionado não vai impactar, mas sim em relação à multa para essas infrações”, afirmou.
Concorrência
Segundo Ferraz, a busca pela concorrência com os ônibus é uma postura que precisa ser revista, uma vez que as vans são transportes complementares, pois, de acordo com ele, a parada deste tipo de transportes, em pontos de ônibus regulares, causa prejuízos no tráfego.
“De acordo com o código disciplinar, não se deve parar porque é complementar. Um dos grandes problemas que a gente acompanha é essa busca pelo cliente, de concorrência, que faz com que praticamente vire uma pista de corrida. Esse atropelo faz com que haja um transtorno no trafego, então só há prejuízo em relação a isso”, concluiu.
Trânsito
O delegado falou também sobre os impactos no trânsito na operação das blitz, segundo ele, o horário em que as vans atuam são os de maior fluxo no tráfego, o que contribui para prejudicar o trânsito.
“Hoje a própria fiscalização contribuiu pra agravar a questão do transito. Contamos com a questão de chuva e a necessidade de atuar em um horário, dependendo das linhas e áreas de atuação. Somou uma série de fatos que prejudicou um pouco o trânsito”, completou.
Fonte: G1
Mais notícias sobre Ilha do Governador:
- Confira o funcionamento das unidades de saúde na Ilha do Governador nos feriados de 15 e 20 de novembro
- Prefeitura disponibiliza posto de atendimento na Ilha do Governador para atualização cadastral
- Homens armados assaltam motoristas na Ilha do Governador
- Conheça o novo site de Classificados da Ilha do Governador
- A Equipe do Encontra Ilha do Governador deseja a todos os leitores Feliz Natal